Prefeitura de São Luís – MA e ONG Inmed Brasil capacitam educadores da zona rural para a sustentabilidade

8659_reuniao_crianca_saudavel_futuro_saudavel_250515_foto_fabriciocunha_50

Fonte: Prefeitura de São Luís

Uma parceria entre a Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), e a Ong Inmed Brasil possibilitou a capacitação de educadores de oito escolas da zona rural rede municipal de ensino na temática Sustentabilidade. A ação é mais uma etapa do projeto “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”, que existe desde 2013 e beneficia mais de dois mil estudantes.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Castro Sobrinho, agradeceu a parceria com a organização não governamental e a contribuição para a melhoria da saúde e da qualidade de vida entre as crianças. “O prefeito Edivaldo Holanda Júnior é um grande incentivador das ações que tragam benefícios para as nossas crianças. Agradeço, portanto, a toda a equipe da Inmed Brasil que tem realizado um notável trabalho nas escolas da zona rural da nossa cidade”, disse Geraldo Castro.

Participaram da formação educadores das U.E.B. Josefina Serrão, José Gonçalves do Amaral Raposo, Manuela Varela, Gomes de Sousa, Hortência Pinho e Mary Serra Everton. A formação foi ministrada pela pedagoga Valdiana Castro, da Inmed Brasil. “O principal objetivo é orientar os educadores para dar continuidade ao trabalho desenvolvido até então, buscando parcerias e trabalhando para manter as hortas e demais projetos da escola no viés da sustentabilidade”, explicou Valdiana.

SAÚDE

Além do foco na qualidade de vida dos estudantes da área da zona rural, o projeto beneficia as crianças e adolescentes residentes no entorno da comunidade escolar e em outros bairros vizinhos na medida em que incentiva e acompanha a criação de hortas tanto no espaço das unidades de ensino quanto nas residências dos estudantes e seus parentes.

Também estão incluídas nas ações do projeto o acompanhamento da situação nutricional e de saúde dos estudantes. No início da parceria com a Prefeitura de São Luís, foi feito um diagnóstico da saúde de mais de 500 crianças, por meio de exames de sangue e fezes. Eventuais quadros de anemia e parasitológicos revelados pelos exames foram tratados e medicados.

Na U.E.B. Josefina Serrão, localizada no Porto Grande, cerca de 30 crianças aguardam o resultado dos novos exames, realizados há poucas semanas para avaliar a melhoria na saúde dos estudantes. Como o apoio do projeto, a escola também montou uma horta, onde se cultiva quiabo, maxixe, abóbora, melancia e acelga, que complementam a merenda escolar e ajudam na alimentação das crianças. “Os estudantes e suas famílias ajudam a cuidar das plantas para manter a horta”, explicou o gestor Leandro Silva.

Fonte: Prefeitura de São Luís

Leia mais sobre o Projeto “Crianças Saudáveis, Futuro Saudável”

http://www.inmed.org.br/v3/paginas/Criancas_saudaveis_futuro_Saudavel.asp

Postado por Andressa Rozental

Anúncios

Deixe seu comentário (de preferência logado em sua conta do Facebook ou Twitter)

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s