Heredograma sem mistério

Atividade desenvolvida pelas bolsistas Ariade Fontes, Karla Coqueiro e  Josycarlla Lobato :

Na aula do dia 04/04/2013, apresentamos uma atividade para os alunos sobre heredogramas abordando os assuntos que seguem: montando um heredograma ou genealogia e relações de hereditariedade. Iniciamos explicando aos alunos como seria a atividade, esclarecendo dessa forma todas as dúvidas referentes à mesma e posteriormente pedimos que eles formassem cincos grupos de seis pessoas, porém chegaram mais alunos que foram encaixados nas equipes já formadas, ficando assim com um número maior de estudantes por equipe.

            Após dividir os alunos em equipes, foi entregue a todas elas um tabuleiro, onde o heredograma seria construído, e uma ficha (escolhida pelos alunos de acordo com a cor) com os problemas a serem resolvidos para posterior construção dos heredogramas e resolução de algumas questões referentes aos problemas, sendo que a cor do tabuleiro estava relacionada com as cores das fichas. Os alunos mostraram que estavam bem relacionados com o tema e ficaram bastante motivados com a construção dos heredogramas, alguns alunos apresentaram pequenas dúvidas, e questionamentos simples como “Professora nós montamos corretamente?”, “Professora nossos genótipos estão corretos?” que foram solucionadas e não comprometeram o entendimento do assunto. Duas equipes se confundiram na hora de descrever o genótipo, entretanto notamos que foi falta de atenção, pois era visível que os mesmos dominavam o assunto. Portanto, o objetivo de identificar relações de parentesco entre indivíduos, construir e analisar heredogramasfoi alcançado, pois percebemos bastante afinidade dos mesmos com o assunto. À medida que cada equipe terminava pedíamos que eles recapitulassem a situação problema apontando cada detalhe direto no heredograma montado no tabuleiro. Utilizamos para a realização da atividade apenas um horário.

Clique nas imagens para ampliá-las

Um pensamento sobre “Heredograma sem mistério

  1. Particularmente, acho que essa foi uma das atividades que fizemos na turma mais proveitosa, pois notamos que a turma estava bem familiarizada com assunto e não tiveram dificuldades grandes em resolverem a montagem do heredograma e nem na identificação dos genótipos.
    De todas as atividades já realizadas nessa turma, esta foi a que mais eles participaram e observamos um maior interesse de todos, até mesmo de alguns alunos que demonstravam pouco interesse em outras atividades já realizadas.
    Para nós que ficamos um bom tempo fazendo revisão bibliográfica a cerca do tema, pesquisando novas formas de ensinar, adaptando certas atividades e preparando o material, é extremamente gratificante ver o interesse e que o material alcançou o objetivo inicial.
    =)

Deixe seu comentário (de preferência logado em sua conta do Facebook ou Twitter)