Como dar aula para alunos com depressão

depressao_crianca2_5811112116375

Alunos  que têm depressão podem ter problemas em participar das aulas, completar tarefas e mesmo em chegar à escola no horário. O professor pode ter de passar tempo extra trabalhando com esse aluno ou atender a necessidades específicas desse aluno. Como professor, isso é desafiador porque você deseja tratar todos os alunos da mesma maneira. Ainda assim, você quer assegurar que os alunos deprimidos possam se tornar bem sucedidos, por isso, você precisa buscar maneiras de trabalhar com essa doença mental.

 

Instruções

  1. Comece uma linha de diálogo com o aluno e seus pais. Cada caso é diferente e você precisa descobrir o que o aluno precisa para lidar com a situação. Por exemplo, ele pode ter diarréia por causa dos antidepressivos e pode precisar de um “passe livre” para sair da sala de aula toda vez que precisar usar o banheiro. Além disso, podem haver certas situações que o aluno precisa evitar, uma vez que essas podem o tornam mais deprimido. Comunicar-se com seu aluno pode ajudá-lo a ter consciência de que você está fazendo o melhor para entender suas necessidades.

  2. Coloque o aluno sentado na frente da sala de aula. Um aluno que senta no fundo tem maior probabilidade de dormir ou de ficar distraído durante o período da aula. Colocá-lo bem na frente o ajuda a permanecer ativo na aula.

  3. Agende o material mais difícil para o meio do dia. Alunos com depressão podem ter problemas para dormir, o que pode deixá-los com a mente cansada logo após acordar. No entanto, se estiver chegando perto do fim do período de aula, o aluno pode ficar distraído. Se for possível, você deve fazer atividades mais fáceis no início e no fim do dia, deixando os assuntos mais difíceis para os mementos em que um aluno deprimido pode estar mentalmente mais alerta.

  4. Dê ao aluno um tempo extra para completar tarefas. A depressão é um autêntico transtorno psiquiátrico que podefazer com que seja difícil para o aluno completar tarefas. Se por um lado você não quer liberar seu aluno de todas as tarefas, você pode precisar adiar a data de entrega dos trabalhos principais.

  5. Prepare notas quando os alunos perderem aulas. Podem existir momentos em que um aluno perde aula por causa da doença. Dê a ele uma lista de coisas que ele perdeu, para que possa se atualizar mais tarde.

    Fonte: ehow.com.br

    Postado por: Adriano Luis

Deixe seu comentário (de preferência logado em sua conta do Facebook ou Twitter)